quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Keith Richards

Hoje acordei com a ideia de que se celebra o aniversário do famoso guitarrista dos Rolling Stones, que nasceu a 18 de Dezembro de 1943, em plena guerra mundial. Acho que é um dia que se deve ser celebrado por quem gosta de música, e vou explicar-vos porquê.
A muito aclamada Satisfaction

Em pequeno, admirava o guitarrista Chuck Berry, o que percorreu-lhe as veias durante a vida toda desde que pegou numa guitarra e tocou.

Não foi propriamente o inventor, mas o mundo deve-lhe a generalizada expressão de blues em duas guitarras. O jogo de ritmos que fez com Brian Jones rapidamente deu uma identidade Rock and Roll à banda, pondo-a no expoente do que se jogava na música dos anos 60. Alguns anos depois estavam no topo das tabelas americanas, fazendo par com "The Beatles".

Ainda em fase embrionária, este grupo pendulava entre originais e covers: O primeiro album (Rolling Stones) é maioritariamente covers, tendo apenas um original publicado sobre um heterónimo.

Uma das músicas mais marcadamente políticas, a "You can't allways get what you want", dizem os críticos:
"The three verses (along with the varied theme in the fourth verse) address the major topics of the 1960s: love, politics, and drugs. Each verse captures the essence of the initial optimism and eventual disillusion, followed by the resigned pragmatism in the chorus."

Quanto a esta música, há a saber o seguinte: Se um dia fores a um concerto dos Rolling Stones, vais ouvi-la certamente. Mais que isso, é também muito popular não ouvires "my favourite flavour, cherry red", mas sim "What's your favourite flavour!?" e teres de responder "Cherry red!". Não te esqueças...

Este foi o artista que em 1973 ocupava o topo do quadro de "Artistas com maior probabilidade de morrer" da New Musical Express, e aí ficou durante 10 anos. Diz-se que já em fase de desintoxicação, mudou todo o seu sangue para facilitar o desmame... Histórias.

A nova afinação em sol-ré-sol-si-ré proporciona uma sonoridade original em Tumbling Dice, Brown Sugar, Honky Tonk Women, All Down the Line, Can’t You Hear Me Knocking. Observem a diferença dessas músicas no final deste artigo.

No remate da segunda metade dos anos 70, os Rolling Stones aderem com algum atraso à onda Punk, compondo o "Some Girls".

A minha escolha será:

1º Album dos Rolling Stones, o álbum de estreia da banda em 1964.
Talk is Cheap, o seu álbum de estreia a solo.
You can't always get what you want
Tumbling Dice
Brown Sugar ao vivo em 1971
All Down the Line
Can't you Hear me Knocking
E a vencedora de hoje vai para Honky Tonk Women

Um bem haja, Keith Richards, um dos grandes criadores de riff's no pop/rock.

Sem comentários:

Enviar um comentário